Quanto tempo para a faixa-preta?

No post anterior dividi com vocês o fato de que meus alunos e eu conversávamos um pouco após cada aula.

Mas o que estava por trás de tais conversas?

Transmitir valores. Conhecê-los melhor mês após mês, o que faziam no seu tempo livre, como estavam suas notas no colégio, quais problemas enfrentavam em casa…

O Karatê-Dô está diretamente relacionado à formação do caráter.
O problema está na sociedade imediatista em que vivemos…

Certa vez uma mãe levou seu filho para realizar a matrícula. A primeira coisa que ela perguntou foi:
- Quanto custa a mensalidade e em quanto tempo ele se tornará faixa-preta?

Faixa Preta

Faixa Preta

Eu não tenho como dizer quanto tempo se leva para que um aluno obtenha a faixa-preta. Na verdade não sei se este aluno chegará lá!

Outras vezes os pais valorizavam em demasia quando seus filhos, após um campeonato, chegavam em casa com a medalha ou troféu de primeiro lugar.

Isso não ocorre só no Brasil. Em diferentes países a formação de atletas de alto nível constitui uma busca desesperada de pais, técnicos e professores.

Tabela Copa do Brasil 2009

Tabela Copa do Brasil 2009

Uma competição de karatê possui uma chave semelhante a um campeonato de futebol.

Imagine o Campeonato de Futebol representado pela imagem acima. Considerando-se todos os times participantes, qual a porcentagem que representa o campeão e qual porcentagem representa os times desclassificados durante as fases?

Eu respondo. 1% vence!
E os outros 99% que constituem os “perdedores“? É justo que abracem o sofrimento em suas vidas enquanto não se conquista a vitória?

E quanto aos atletas que querem “vencer a qualquer custo”? A falta de “fair play” / honestidade se justifica quando cometem faltas graves colocando a integridade física do adversário em perigo?

Na ocorrência de faltas graves, a culpa é só do atleta maldoso ou seu professor também é responsável?

É urgente a necessidade de karatecas buscarem outros motivos para sua prática. Os que buscam simplesmente medalhas de ouro não conseguirão permanecer treinando por muito tempo a acabarão abandonando essa arte.

Uma arte marcial, se orientada por um bom Sensei, é capaz de desenvolver traços na personalidade de uma pessoa que serão úteis durante toda a sua vida.
Para isso, são necessários mais que semanas ou meses. São necessários muitos anos.

É necessário conscientizar alunos (e pais) que os benefícios da prática de uma arte marcial serão obtidos a longo prazo.

Outro aspecto que deveria ser julgado nos exames – principalmente nos exames de DAN (faixa-preta) – é o caráter do karateca.

Por que ao final de cada aula recitamos o Dojo-kun?

Esforçar-se para a formação do caráter é um dos lemas do karateca e deveria ser perseguido todos os dias, a cada situação vivenciada pelo praticante.

Quantas vezes você executou o Heian Shodan até hoje?
Se você treina há mais de 10 ou 15 anos, percebe que com a repetição disciplinada do treino os movimentos ao realizar este kata ficam cada vez mais naturais pra você?
Deixam de ser meros movimentos decorados e passam a ser sua natureza, reflexos que não mais dependem de raciocínio e surgem naturalmente durante o Shiai Kumite (luta).

É por isso que repetimos o Dojo-kun ao final de cada aula.
Da mesma forma que a repetição dos kata faz com que aqueles movimentos tornem-se naturais para o karateca, deveríamos refletir sobre as 5 frases do dojo-kun para que um dia tais comportamentos tornem-se naturais, independente de estarmos trajando o karatê-gi no dojô ou não.
E a cada vez que você disser o Dojo-kun, faça isso com total seriedade. Faça isso como se estivesse fazendo um juramento solene, pois na verdade é exatamente isso o que você está fazendo.

Após décadas de treinamento disciplinado é que surgem os benefícios da prática.

Ayrton Senna

Ayrton Senna

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Certa vez o piloto Ayrton Senna estava se qualificando para o Grand Prix de Mônaco e comentou o resultado:

- Eu estava na pole(1)(…) e simplesmente continuei. Rapidamente estava quase dois segundos mais rápido que qualquer um, inclusive meu parceiro de equipe que dirigia um carro idêntico ao meu.
Então percebi que não estava mais dirigindo o carro com consciência. Estava dirigindo através de um tipo de instinto, somente eu estava em uma outra dimensão. Era como se eu estivesse em um túnel.

Abraços,

Carlos Camacho.

(1) Primeiro lugar.

One Response to “Quanto tempo para a faixa-preta?”

  1. Igor disse:

    Eu sou faixa azul do karate e me surpreendi com o resultado. O professor é muito bom.

Leave a Reply